quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LINGUAGEM: NATUREZA E AQUISIÇÃO

Linguagem - uso de um meio organizado de combinar palavras para fins de comunicação.


Propriedades da Linguagem:
1. Comunicativa
2. Arbitrariamente Simbólica
3. Regularmente Estruturada
4. Generativa, Produtiva
5. Dinâmica


Descrição da Linguagem: 
Usamos os termos decodificação e codificação para indicar tanto a codificação semântica quanto a não-semântica da informação, em uma forma que se pode ser armazenada na memória. Quando aplicada à linguagem, a codificação envolve a transformação de nossos pensamentos em uma forma que pode ser expressa como output linguístico. Os linguistas usam o termo compreensão verbal (capacidade receptiva para compreender o input linguístico), e fluência verbal (capacidade expressiva para produzir o output linguístico).


Aquisição da linguagem:
1. Arrulhamento
2. Balbuciação
3. Elocução de uma palavra
4. Elocução de duas palavras
5. Estrutura de frases básicas


"Nem a natureza, nem a educação isoladamente determinam a aquisição da linguagem."



Hipótese gerativo-transformacional. O Inatismo, hipótese abordado por Noam Chomsky, defende que o ser humano é provido de uma gramática inata, ou seja, esta já nasce com a pessoa, e vai tomando forma conforme o seu desenvolvimento. E a criança toma como base para seu desenvolvimento a fala dos adultos, que servem de estrutura para o desenvolvimento de suas próprias regras. A partir do momento que a criança incorpora como modelo algumas estruturas da língua mãe, não é porque imitou, mas por que incorporou novos modelos de regras para sua língua.  O cognitivismo construtivista, faz-se um paralelo contraditório entre o behaviorismo de Skinner que defendia que a linguagem era um conjunto de comportamentos e o inatismo de Chomsky que afirma que a linguagem vem de uma herança genética, isto é, inata, onde se nasce com uma gramática na mente e que se desenvolve no decorrer do tempo. Diz ainda que se a criança dependesse de aprender através de imitação, como ressaltava o behaviorismo, ela nunca teria uma gramática perfeita.
A Gramática Universal e sua relevância, atentando para aspectos importantes abordados por Lyons sobre a teoria chomiskiana.
Primeiro ele mostra como o mentalismo chomiskiano, se caracteriza como antimaterialista e antibehaviorista, discordando que a linguagem é igual a qualquer outro comportamento que pode ser explicado através de estímulos – reforço – resposta, e ainda que essa vem de experiências com o meio.

Nenhum comentário: